Cobertura da 1ª Conferência Municipal de Cultura

Cobertura da 1ª Conferência Municipal de Cultura

10/04/2022 Off Por Redação

Nesse nosso retorno às atividades de blogar sobre música regional, começamos com a cobertura de um evento de suma importância para os músicos — e artistas em geral — de Guaxupé, a 1ª Conferência Municipal de Cultura, realizada no último sábado (09/04/2004), no Teatro Municipal. Sua importância se dá por ser uma iniciativa da Secretaria de Cultura, que organiza eventos que são importantes vitrines para os músicos da cidade. Obviamente, o evento me interessou demais — tanto que acordei de madrugada para anotar diversas ideias pertinentes, caso tivesse oportunidade de sugerir.

E lá fui eu, pegando meu crachá às oito e pouco da manhã. Precedido de café da manhã, a função começou de fato com Marcos Buléd (secretário de cultura) e Platinny Paiva (assessor cultural) informando como seria o decorrer da conferência à plenária, composta por agentes culturais, de variados segmentos. Infelizmente havia pouca presença de músicos — compreensível por ser sábado de manhã, horário complicado para quem trabalha durante a noite.

Ancorada em dois pilares — (1) promover discussão em grupos pré definidos para deliberação de propostas ao Plano Municipal de Cultura e (2) eleger representantes da sociedade civil para composição do novo Conselho Municipal de Cultura —, a conferência foi tranquila, com todos dando seus pitacos e cada grupo formulando suas propostas. Eu participei do grupo “IV – Da formação e difusão cultural.”.

Após parada para o almoço, a tarde começou com a entrega das cédulas de candidaturas para o Conselho Municipal de Cultura. Como quase não havia músicos, me senti no dever de me candidatar para representar os músicos no segmento “b) Música, audiovisual e mídias”. Enquanto as propostas dos grupos foram sendo analisadas e redigidas pela organização para o Plano Municipal de Cultura, os candidatos para o Conselho Municipal de Cultura tiveram oportunidade de defenderem suas candidaturas. Como os demais, fui ao microfone, informei meu currículo à plenária, falei brevemente do que estava apto a fazer pela classe dos músicos e pedi o voto.

Na reta final, enquanto os votos foram sendo computados, após revistas e redigidas pela organização, as propostas dos grupos de discussão foram apresentados à plenária, sendo protocoladas para fazerem parte do Plano Municipal de Cultura. Na sequência, o resultado da votação para os novos membros do Conselho Municipal de Cultura foi informado à plenária. Como esperado — por falta de presença e engamento do segmento musical na plenária — não consegui votos suficientes para representar o segmento “b) Música, audiovisual e mídias”, ficando a jornalista Ana Carolina Negrão como titular e a professora Valéria Marques como sua suplente.

Nossas representantes:

Ana Carolina Negrão (titular); Valéria Marques (suplente)

Gostei muito da iniciativa e transparência da organização da 1ª Conferência Municipal de Cultura e torço para que as eleitas façam um bom trabalho, de preferência buscando diálogo com nosso segmento, a fim de nos representar adequadamente.

O resultado oficial da votação da nova membresia do Conselho Municipal de Cultura será publicado no site oficial da Prefeitura Municipal de Guaxupé.

— Kanded, editor do blog Vitrola.Net